sexta-feira, 27 de abril de 2012

Entendendo as tablaturas de bateria

Olá todos!

Em tão pouco tempo já consegui criar mais um post. Espero que eu continue assim. Então, vamos lá.
A gente não aprende a andar de bicicleta antes de aprender a engatinhar e a andar. De maneira similar, antes de começar a apresentar como gravar linhas de baterias e músicas, devo explicar qual será a notação que utilizarei neste blog. Não apenas para ajudar-los a ler o que coloco aqui, mas até como uma referência para que eu mesmo possa manter um padrão nos meus "posts". É provável que eu comece com um padrão e vá alterando, ou refinando este padrão até chegar numa apresentação comum, repetível e sem ambiguidades. Para começar, vou explicar a tablatura utilizada para bateria.
Para que outras pessoas nos entenda e possa repetir o que dizemos, para passar uma informação para frente ou para gravar na cabeça, é ncessária a transmissão de nossa idéia. A maneira mais comum é natural é a fala - pelo menos se tornou natural depois de milhares de anos que o homem tenta se comunicar uns com os outros. Mas este meio de comunicação exige que o comunicador (aquele de fala) esteja presente ao receptor (aquele que recebe ou ouve a mensagem). Além disso, por mais clara que seja a mensagem, depois de certo tempo não conseguimos lembrar as palavras exatas que ouvimos e acabamos por distorcer-la.
A escrita é outro meio que o homem encontrou para transmitir uma mensagem. A vantagem, obviamente, é que podemos guardar a mensagem e relembrar toda vez que quisermos, sem a possibilidade de mal entendimento. É claro, muitas vezes, por mais concisa que seja, ainda é possível haver desentendimento e distorção. Isto pode se dar quando uma pessoa não é nativa de um idioma e conhece pouco do idioma utilizado na mensagem.
Com a música o processo é semelhante, tocamos um instrumento e as pessoas ouvem a música, mas não conseguem repetir-la com precisão sem que a pessoa possa ouvir-la repetidas vezes até aprender de ouvido. Qualquer que seja o instrumento musical, precisamos ter uma forma de registrar ou guardar a música, não apenas para que outras pessoas possam repetir-la, mas também que registrar uma idéia de quem a criou e não perder-la facilmente.
A partitura é uma notação comum para que qualquer instrumento possa executar-la, desconsiderando as retrições de cada instrumento. Só que os instrumentos geralmente tocam notas da escala musical que conhecemos: dó, ré, mi, fá, sol, lá e si. A bateria é uma exceção à isto, mas era essencial uma notação para ela. Foi criada tal notação utilizando a própria partitura, com algumas adaptações. Por exemplo, para denotar o ataque à caixa, coloca-se a nota nesta posição da pauta:

Para denotar o bumbo, coloca-se nesta posição:

Para denotar o ataque ao hit-hat fechado, é dessa maneira:


Embora existindo a partitura para a bateria, tem-se utilizado uma outra notação que foi criada para instrumentos de corda, que é a tablatura. No blog vou utilizar a tablatura apenas, porque é bem mais simples de escrever e eu não preciso de um programa específico, como acontece no caso de se criar partituras. Como veremos adiante, outra vantagem é que é bem mais fácil para alguém que não toca bateria identificar cada peça na tablatura e gravar no Dr. 3.
Enquanto a partitura contém um número fixo de linhas, o número de linhas de uma tablatura terá o mesmo número de cordas de um instrumento de corda. Se é um violão ou uma guitarra de 6 cordas, a tablatura vai ter 6 linhas.

E|----------------------|-3p0--------------
B|------3-3-3-----------|------3--0--------
G|------2-2-2----2-2-2--|------------2~p0--
D|------0-0-0----2-2-2--|------------------
A|-2-------------0-0-0--|------------------
E|-0--------------------|------------------

TABLATURA DE VIOLÃO/GUITARRA

Se é um contrabaixo de 4 cordas ou um cavaquinho (que também tem 4 cordas), a tablatura terá 4 linhas.
G|--------------------------
D|--------------------------
A|-------5-5-5-----4-4-4----
E|-0------------------------

TABLATURA DE CONTRABAIXO DE 4 CORDAS

Na frente de cada linha é colocada a afinação do instrumento, isto é, a nota de cada corda solta. Como pode-se perceber, em cada linha da tablatura para estes instrumentos de cordas, contem um número que representa o número da casa no braço do instrumento que será tocado.
Mas, espere aí! E para a bateria? Se a bateria não tem cordas, como denotariamos uma música na bateria com tablatura.
Foi então percebido que ao invés de cordas temos cada componente da bateria e ao invés de casas, temos diferentes tipos de ataque. Por exemplo, consideremos uma bateria com as seguintes peças: 1 bumbo, 1 caixa, 1 hit-hat, 1 prato de ataque (crash), 1 prato de condução (ride), 2 ton-tons e 1 surdo. o total de componentes deste exemplo é 8. Logo, a tablatura para esta bateria teria 8 linhas, algo parecido com isto:
Cr |----------------|----------------|X---------------|----------------|
Ri |----------------|----------------|----------------|----------------|
Ch |x---x---x---x---|x---x---x---x---|--x-x-x-x-x-x-x-|x-x-x-x-x-x-x-x-|
Cx |----------------|----------------|----o-------o---|----o-------o---|
T1 |----------------|----------------|----------------|----------------|
T2 |----------------|----------------|----------------|----------------|
Su |----------------|----------------|----------------|----------------|
B  |----------------|----------------|o-------o-------|o-------o-------|
   |1 e 2 e 3 e 4 e |1 e 2 e 3 e 4 e |1 e 2 e 3 e 4 e |1 e 2 e 3 e 4 e |

Qual linha é cada peça? Bem, vasculhando pela Internet, por convenção minha, tentarei usar no blog sempre as seguintes abreviações/indicações para cada linha:
Cr = prato de ataque (crash)
Ri = prato de condução (ride)
Ch = hit-hat (ou chimbal)
Cx = caixa
T1 = primeiro tom-tom, tom-tom agudo ou tom-tom menor
T2 = segundo tom-tom, tom-tom grave ou tom-tom maior
Su = surdo
B = bumbo
No caso de tom-toms, se houver mais de dois, haverá mais linhas seguindo a notação T1, T2, T3, T4, etc., sendo do menor (mais agudo) para o maior (mais grave). De maneira similar acontece com o surdo, é alterada a notação de Su, para S1, S2, S3, etc., conforme for a quantidade de surdos. Também podemos encontrar a seguinte linha:
Hf = hit-hat (chimbal) pressionado com o pé

Bem, parte já está entendida, mas a bateria não tem casas em cada peça e como se vê no exemplo, pode ter o's ou x's. Quando usar um ou outro? Novamente, vasculhando na Internet, encontrei as seguintes explicações que tentarei manter o padrão.
Na linha do prato de ataque (crash) pode ter as seguintes notações:
Cr |-x-| Atacar o prato de ataque
Cr |-#-| Segurar o prato com as mãos após atacar
Cr |-s-| Prato de splash
Cr |-c-| Prato tipo china
Cr |-b-| Sino da condução

Na linha do hit-hat (chimbal), encontramos os seguinte
Ch |-x-| Ataque ao chimbal fechado
Ch |-X-| Ataque ao chimbal aberto
Ch |-+-| Ataque ao sino (parte central) do chimbal

Na linha do prato de condução, podemos ter:
Rd|-x-| Atacar no prato de condução
Rd|-X-| Atacar no sino do prato de condução

Na linha da caixa, encontramos:
S |-o-| Ataque a caixa
S |-O-| Acento na Caixa
S |-g-| Nota Fantasma na Caixa
S |-f-| Flam na Caixa
S |-x-| Bater no Aro (também encontrei a notação |-@-|)
S |-d-| Rufo alternado (Drag)

No caso de qualquer tom-tom, surdo ou bumbo, pode utilizar:
T1 |-o-| Ataque
T1 |-O-| Acento
T1 |-g-| Nota Fantasma
T1 |-f-| Flam

Falta explicar os números e letras que estão na parte de baixo da tablatura. Eles são utilizados para contar os tempos de cada compasso. Um compasso começa num símbolo '|' e acaba no próximo. A quantidade de hífens ('-') entre o começo e fim do compasso, normalmente é 16, pois cada hífem sería o equivalente ao tempo de uma semicolcheia. Também pode conter o símbolo '+' entre um número e a letra 'e'. Isto acontece geralmente quando há algum componente da bateria tocado neste momento (entre o número e a letra 'e'), Exemplo:
Cr |----------------|X---------------|----------------|----------------|
Ri |----------------|----------------|----------------|----------------|
Cr |x-x--x--x--x----|--x-x-x-x-x-x-x-|x-x-x-x-x-x-x-x-|x-x-x-x-x-x-x-x-|
Cx |----o--o--o--oo-|----o-------o---|----o-------o---|----o-------o---|
T1 |----------------|----------------|----------------|----------------|
T2 |----------------|----------------|----------------|----------------|
Su |----------------|----------------|----------------|----------------|
B  |o----o--o--o----|o-------o-------|o-------o-------|o-------o-------|
   |1e+a2e+a3e+a4e+a|1 e 2 e 3 e 4 e |1 e 2 e 3 e 4 e |1 e 2 e 3 e 4 e |


Bem, acho que este post, já está extenso. Eu apenas tentei dar uma visão geral da notação de tablatura para quem não toca bateria. Devo lembrar que a explicação que é para ajudar na hora de pegar os exemplos e gravar no Dr.3 ou em qualquer outra máquina de ritmos.

Valeu pessoal!
Abraços e até a próxima.

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